domingo, 6 de fevereiro de 2011

Começamos precários mas firmes.



O ano começou meio estranho na Rádio Comunitária FM para nós do NEUS que já estamos a 3 anos produzindo o programa Conexão UFO. Falta uma mesa de mixagem, faltam os microfones, o microfone principal cai a todo estante. No penúltimo programa tivemos que amarrar com uma meia para não cair mis sobre a mesa.


Enfim, mesmo com o descaso dos administradores da Comunitária com o esforço voluntário de seus colaboradores continuamos firmes tentando divulgar a ufologia no único programa sobre ufologia do estado.

Falando em audiência. Um abraço ao Alexandre de Recife, pesquisador da ufo arqueologia e astroarqueologia que nos escuta seguido láááá de Pernambuco.



Segue matéria que o Iuri do NEUS nos manda.



Antropoceno, a era geológica em que o homem 'desregulou' a Terra


Glaciólogo francês Claude Lorius publica livro sobre a relação do homem com o planeta nos últimos 200 anos



Há 200 anos a Terra vive uma nova era geológica, o Antropoceno, que começou quando o homem tomou o controle do planeta, acelerou as emissões de C02 e 'desregulou a máquina do mundo', afirma o glaciólogo francês Claude Lorius, um pioneiros dos estudos sobre o clima, em seu novo livro "Voyage dans l'Anthropocène" (Viagem ao Antropoceno, em tradução livre).

Escrito em parceria com o jornalista Laurent Carpentier, a obra discorre sobre a modificação do clima, a acidificação dos oceanos, a erosão dos solos e a biodiversidade ameaçada.

"O homem é um agente determinante da vida sobre a Terra", explica o especialista de 78 anos que, em 2008, recebeu o prêmio "Blue Planet" por seu trabalho.


"Se existe um indicador da atividade humana, esse é o gás carbônico. Se queimamos uma floresta, fazemos uma fábrica funcionar, dirigimos um carro, tudo isso é CO2", assinala Lorius.

O conceito de Antropoceno - uma nova época geológica do Quaternário, consecutiva ao Holoceno, que começou há 10.000 anos -, foi desenvolvido em 2002 pelo geoquímico holandês Paul Crutzen e desde então abriu um espaço na comunidade científica, indica Lorius.

Para Crutzen, o Antropoceno começa no ano 1784, quando James Watt inventou a máquina a vapor.

O Antropoceno poderá ser acrescentado oficialmente à tabela dos tempos geológicos no 34º Congresso Internacional de Geologia que será realizado de 5 a 10 de agosto de 2012 em Brisbane, Austrália, indica Lorius.

"Para nós, no entanto, esta nova era já é uma realidade", acrescenta o especialista em geleira, que contribui desde os anos 50 para o estudo da evolução do clima mediante a análise das bolhas de ar presas no gelo há milênios.

Lorius foi um dos primeiros a vincular o aumento das temperaturas e a crescente concentração de CO2.

"Tivemos uma sorte extraordinária. Acontece que a Antártica era o melhor lugar para se dar conta de que havia um problema global com o clima", explica.

Mais de 50 anos depois, o cientista admite, no entanto, que se sente pessimista quanto ao modo que a humanidade está se organizando.

"Os cientistas podem demonstrar que o planeta é único e indivisível, que só há uma atmosfera, um oceano, mas não podem demonstrar aos homens que é de interesse comum preservar o planeta", assinala.
"Reunir interlocutores com interesses tão diversos não é uma questão de ciência e sim de educação e filosofia", conclui Lorius.


FONTE: JC e-mail 4171, de 05 de Janeiro de 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário